Decoração

Antes de pensar na decoração de qualquer ambiente, é de fundamental importância que você analise quais são os seus gostos; qual o tipo de ambiente a ser decorado; quem serão as pessoas que frequentarão aquele ambiente; qual o capital a ser investido…

Tais questionamentos são de fundamental importância para que sejam evitados problemas futuros, e, até mesmo, gastos desnecessários. Também seguem outras dicas fundamentais para que você alcance o seu objetivo.

 

1) Use materiais de fácil manutenção e que sejam duráveis:

Existem muitos materiais no mercado que são de ótima qualidade, preços acessíveis e requerem pouca manutenção.

O que mais agrada diversos tipos de compradores são elementos que  tenham maior durabilidade, que possam ser tratados e rejuvenescidos muitas vezes e que garantam um aspecto elegante ao ambiente. Um exemplo desse tipo de material são os pisos de madeira.

Por outro lado, estes, demandam uma maior manutenção, além de serem mais caros.

O tipo de piso a compor seu ambiente pode variar, obedecendo a alguns fatores. Casas com muitos vidros temperados não comportam um piso de madeira; pedem algo mais clean. Existem diversos tipos de pisos de cerâmica que imitam muito bem a madeira, sendo menos custoso.

 

2) Use cores neutras na pintura:

Em relação à pintura, a melhor opção é trabalhar com cores neutras. Isso não significa que todos os ambientes precisam ser brancos. Cores muito fortes e quentes não agradam a todos os gostos.

 

3) Use iluminações diferentes para cada ambiente:

Para os quartos, o mais aconselhável são as luminárias do tipo plafon, que abafam um pouco a luz e dão uma sensação de aconchego. Para quem tiver um pouco mais de recursos, também são indicados os spots com lâmpadas dicroicas, que são embutidos em forros de gesso.

Já para ambientes como cozinha e lavanderia são indicadas luminárias fluorescentes, que garantem uma iluminação mais direta e clara.

 

4) Invista na qualidade dos armários:

Invista em material de qualidade, mesmo tendo consciência de que os gastos inerentes à marcenaria, podem representar até 40% do total do acabamento. Em relação aos armários, precisamos mensurar aqui, que eles precisam ser bastante funcionais. O ideal é que os armários sejam brancos ou neutros, no máximo com algum acabamento que imite uma textura. A cor personaliza demais os cômodos e pode, em alguns casos, desagradar aos compradores.

O ideal é fazer uma busca por empresas consolidadas no mercado ou que você tenha uma boa referência sobre o tipo de serviço fornecido, bem como quanto ao material empregado.

Em relação ao box, os mais indicados são os de vidro temperado, com portas de correr. Os vidros temperados possuem uma resistência cerca de quatro vezes maior do que a dos vidros comuns. Ao se romper, seus estilhaços têm arestas menos pontiagudas, o que reduz os riscos de acidentes graves.

 

5) Dê preferência a puxadores neutros:

Apesar da enorme variedade, para não ter erro, os puxadores devem ser cromados ou brancos. “Quanto mais clean, melhor”.

 

6) Utilize espelhos para ampliar o ambiente:

Espelhos dão uma sensação de amplitude, por isso também podem ajudar muito na valorização do imóvel. Eles devem ser amplos e ocupar grandes espaços da parede onde serão instalados.

×